Como aproveitar melhor os cômodos pequenos

Atualmente, com a alta da valorização dos imóveis, muitas pessoas não conseguem obter um imóvel com metragem maior do que gostariam e com isso ficam reféns de cômodos pequenos. Consequentemente acham que precisam fazer malabarismos para que todos os seus pertences caibam naquele espaço.

Além dos imóveis mais caros, pessoas mais jovens ou sem filhos têm optado por morar em locais menores, pois passam a maior parte do tempo no trabalho do que em casa e pode não parecer, mas ter uma casa menor é muito mais prática na hora da organização e da limpeza.

Uma curiosidade: desde 2007, a área média dos imóveis diminuiu 30%, ou seja, caiu de 102,33m² para 71,58m² (!) e a venda de apartamentos de um dormitório aumentou cerca de 300% (!) e essa diminuição se deve principalmente ao estilo de vida das metrópoles e ao lucro dos investidores.

Mas não pense que ter um apartamento pequeno é sinônimo de morar mal. Muitas vezes, morar em locais com cômodos pequenos pode lhe proporcionar uma vida muito mais prática e funcional do que jamais havia imaginado, além de poder juntar o conforto e a elegância, itens que não podem faltar em nenhum local, independente de ele ser pequeno ou grande.

É só saber o jeito certo de mobiliar e decorar sua casa, que tudo ficará mais fácil, e ensinaremos aqui como conseguir vencer essa “batalha”, caso esteja de mudança ou pensando em se mudar para um lugar menor ou ainda fica imaginando como as pessoas conseguem morar em cômodos tão pequenos.

Dicas importantes para cômodos pequenos

– Faça um planejamento e anote todas as dicas que sejam pertinentes para o seu caso, pois com tudo anotado, as idéias ficarão muito mais claras e será mais fácil tomar a decisão correta na hora de decorar seu imóvel.

– Doe tudo que não usa ou que não usou dentro de um ano para alguma instituição. Faça o bem e ainda ganhará um espaço na sua casa.

– Tente utilizar cores claras e espelhos, pois elas criam a ilusão de que os ambientes são maiores. Mas isso não significa que não possa utilizar cores mais escuras, então tente deixar essas cores para os objetos de decoração, ou seja, em áreas menores do que na parede principal do cômodo, por exemplo.

– Faça uso da iluminação natural que as janelas proporcionam. Quando mais iluminado um ambiente, maior parecerá.

– Utilize móveis planejados, para que possa aproveitar cada canto de um cômodo pequeno e não perder espaço algum. Cada cm² é precioso.

– Tente não colocar muitos quadros ou coloque quadros menores, mas ainda sim em pequena quantidade. Eles dão a impressão do ambiente ser menor ainda.

Na sala de estar / sala de jantar

– Junte sala de estar com sala de jantar e também com a cozinha, para que haja integração entre as pessoas que estão em cada cômodo e faça com que o imóvel pareça maior;

– Se seu apartamento é pequeno, não ache que ficará legal ter um daqueles sofás gigantes que abrem para cá e deslizam para lá, pois cômodos pequenos pedem móveis pequenos. O mesmo vale para a TV: não se empolgue e compre aquele televisor de última geração com não sei quantas mil polegadas. Como o espaço entre o sofá e a TV normalmente é pequeno, comprar um TV gigante só lhe trará desconforto. Veja aqui qual o melhor tamanho de TV para sua sala:

– Use nichos e prateleiras, para que seja possível utilizar os espaços mais altos que comumente não são utilizados. Coloque seus livros, objetos de decoração e o que mais desejar. Lembre-se de não acumular muitos objetos para que o ambiente não pareça poluído demais.

– Caso você seja daquelas pessoas que gostam de dar ar fresco e verde ao ambiente, pendure suas plantas nas paredes ou no teto, já que colocar um vaso apoiado ao chão ocupará um espaço que será mais bem utilizado com móveis;

– Compre pufes que tenham compartimento para guardar o que quiser. Você ganha mais um lugar para sua visita e ainda consegue guardar o que não precisa ficar à vista.

Na cozinha

– Se possível utilize todas as paredes disponíveis da sua cozinha com armários. Acessórios e utensílios de cozinha tendem a serem grandes, como panelas, pratos, batedeiras e ocupam bastante espaço.

– Crie armários também na bancada da cozinha americana, que separa sala da cozinha.

– Utilize prateleiras e ganchos para deixar os temperos e utensílios como espátula e concha à vista, já fazendo parte da decoração e também para ser mais prático na hora de cozinhar.

– Coloque prateleiras dentro dos armários já pensando o que será colocado ali. Copos têm uma altura e jarra outra. Pense nessas alturas e otimize o espaço. Além disso, use também apoios, que fazem de prateleira secundária, caso tenha xícaras ou algo baixo.

– Use escorredores de prato que são dobráveis e fixos nas paredes, pois deixará sua bancada livre.

Nos dormitórios

– Use cama Box com baú, pois elas possuem a parte interna para guardar tudo o que é muito volumoso, como cobertores e lençóis. Deixe o armário livre para roupas, sapatos e acessórios.

– Se não usar cama Box, compre camas que possuam gavetas embaixo, que têm a mesma função de guardar itens de cama que são volumosos.

– Utilize beliches nos quartos das crianças. Você desocupa um espaço do piso e pode colocar uma escrivaninha para estudo e leitura. Viu como a dica de utilizar toda a altura de um cômodo pequeno serve para qualquer ambiente?

Nos banheiros

– Faça um gabinete embaixo da pia e guarde todos os itens de higiene e remédios ali. Não deixe nada exposto na bancada, que já é pequena.

– Crie uma bancada que possa ser estendida até a bacia sanitária, para que possa ganhar um pouco mais de espaço;

– Crie gabinetes com frente em espelho para “aumentar” o espaço;

Na lavanderia / área de serviço

– Normalmente esses espaços são bem pequenos e só perdem para o banheiro, então como colocar tanque, máquina de lavar e um armário de apoio em um cômodo tão pequeno? Utilize tanques embutidos, para ganhar espaço embaixo para colocar armário e aproveite para expandir a bancada sob a máquina de lavar, se a porta abrir pela frente e não por cima. Você ganhará um apoio para dobrar suas roupas.

– Faça um armário de pouca profundidade para guardar vassouras, rodos e produtos de limpeza, pois não necessitam de muita profundidade e fica tudo mais organizado.

Cômodos pequenos

Agora que você já tem todos esses truques na manga, planeje, pense e veja como seu imóvel ficará funcional e confortável, mesmo tendo cômodos pequenos.

Além de tudo isso, não ficará acumulando o que for desnecessário, já que não tem tanto espaço assim e ainda economizará.

Viu como não é mágica? Se precisar de ajuda com os móveis planejados, fale conosco!

Fonte: http://www.premiumplanejados.com.br/blog/moveis-planejados/como-aproveitar-melhor-os-comodos-pequenos.html