Sustentabilidade: conheça o lado ecológico do MDF

0703-sustentabilidade-conheca-o-lado-ecologico-do-mdf

 

Sem dúvidas, a questão da sustentabilidade deve ser colocada em pauta durante o planejamento de todos os projetos arquitetônicos. Muito mais do que uma tendência, essa é uma necessidade. Nesse ponto, o uso de alguns materiais ecológicos pode ser muito benéfico — não apenas para os consumidores e arquitetos, mas também para o planeta.

Entre os materiais mais sustentáveis da construção civil, o MDF se destaca. Além  do baixo impacto que a sua produção causa ao meio ambiente, ele apresenta diversos benefícios, como durabilidade, resistência e estabilidade.

O que é MDF?

MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, que, em uma tradução livre, significa fibra de média densidade. Esse material é produzido a partir da aglutinação de fibras selecionadas de madeira, geralmente de pinus ou eucalipto reflorestado, que são prensadas a 200 ºC.

MDF passou a ser fabricado no brasil em 1994 e, aos poucos, foi conquistando um importante espaço no mercado. O material é amplamente utilizado na construção civil, na indústria de móveis, em peças de decoração, na indústria automobilística e no artesanato.

Quais são as características do MDF?

Além de possuir uma excelente relação entre custo e benefício, o MDF é um material extremamente versátil. Sua estrutura permite cortes em qualquer sentido, perfuração, lixamento, pintura e diversos tipos de acabamento.

Considerado bastante estável e denso, o MDF se mostra mais resistente do que outros materiais similares, como o MDP. Além disso, o MDF se aproxima bastante da madeira no quesito trabalhabilidade.

No ambiente corporativo, o MDF pode ser aplicado como alternativa às paredes e painéis, com o intuito de proporcionar mais privacidade e melhor aproveitamento do espaço. O material também pode ser utilizado na fabricação de móveis planejados.

As empresas, cada vez mais, demonstram preocupação com as questões ambientais. Além de ser um dos pilares do conceito de uma empresa com responsabilidade social e corporativa, a sustentabilidade é vista com bons olhos pelos consumidores, o que pode auxiliar nas estratégias de marketing da empresa.

Qual é a relação entre MDF e sustentabilidade?

Por utilizar exclusivamente fibras de madeira de reflorestamento como matéria-prima, o MDF é considerado um material ecologicamente correto. A utilização do MDF evita o desmatamento e uso indiscriminado de árvores nativas da Amazônia, como a Swietenia macrophylla, conhecida popularmente como Mogno-brasileiro.

Vale lembrar que a extração de madeira clandestina na floresta amazônica deixou o mogno-brasileiro a poucos passos da extinção. Além dessa espécie, diversas outras estão correndo o risco de desaparecer devido à exploração ilegal.

Preservar as nossas riquezas naturais é uma preocupação de toda a sociedade, portanto, o uso de materiais que permitem o desenvolvimento sustentável é cada vez mais valorizado pelo mercado e pelos clientes finais. Se existe uma opção menos agressiva ao meio ambiente e com melhor relação custo-benefício, devemos usá-la.

Agora que você já conhece as características do MDF e a relação do material com a sustentabilidade, que tal incluí-lo em seus próximos projetos? Você conhece mais algum material que também é considerado ecologicamente correto? Deixe a sua resposta na nossa área de comentários.

 

Fonte: http://celluscorporativos.com.br/blog/sustentabilidade-conheca-o-lado-ecologico-do-mdf/